Vocês sabem como essa história de OUTUBRO ROSA surgiu e porque ?
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. ( Site Outubro Rosa - História COMPLETA aqui .... )
Agora que vocês já conhecem a história, quero que saibam o quanto é importante a prevenção (O uso da palavra prevenção está associada a informar à sociedade de que quanto mais cedo um câncer de mama é diagnosticado, mais chances de cura ele tem.)
Como se prevenir ?
Auto-exame ( auto-cuidado)
É simples e fácil de realizar, compartilhe essas dicas com as amigas, a mãe, tias, primas e todas as mulheres da tua vida e homens também, pois quanto mais compartilhar mais chances de um melhor tratamento…
Mamografia
É uma radiografia dos seios, que permite a detecção precoce do câncer. É mais eficiente, pois consegue mostrar os nódulos e qualquer outro problema mesmo que ainda esteja em fase inicial e meça apenas milímetros.
*Após os 40 anos, a mamografia começa a ser um exame importante para a detecção da doença e recomenda-se que seja feito pelo menos uma vez por ano a partir daí. Todas as mulheres deveriam procurar um mastologista para acompanhamento e exame anual durante sua vida, mas principalmente a partir dos 40 anos.
12 sintomas de câncer de mama mais frequentes incluem:
- Alterações do tamanho ou forma da mama;
- Vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama;
- Nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho;
- Inchaço e nódulos frequentes nas ínguas das axilas;
- Assimetria entre as duas mamas, como, por exemplo, uma maior que a outra;
- Presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama;
- Endurecimento da pele da mama, semelhante a casca de laranja;
- Coceira frequente na mama ou no mamilo;
- Formação de crostas ou feridas na pele junto do mamilo;
- Liberação de líquido pelo mamilo, especialmente se for sangue;
- Inversão súbita do mamilo;
- Veia facilmente observada e crescente.
JUNTOS CONTRA O CÂNCER DE MAMA !
Beijos Ziih !
Nenhum comentário:
Postar um comentário